A+ A A-

Património das aldeias

Aldeias
As três aldeias, embora vivam paredes meias, cada uma delas possui o seu templo:
A Capela de Aldeia Cimeira tem como patrono S. José, celebrado no 3º fim de semana de Agosto. Existem 2 Alminhas;
Na Capela de Aldeia Fundeira é adorada N.S. do Carmo. Este templo sofreu obras de beneficiação em 1993, e acréscimo de uma torre com relógio.
Na Aldeia do Meio, a Capela tem como orago N.S. da Conceição, celebrada no 4ºfim de semana de  de Agosto. Tem também umas Alminhas.


Carvalho
A Capela de Carvalho é anterior a 1766 e foi restaurada na 2ª metade do Séc. XX, tendo sido suprimidos então o coro e o púlpito. O padroeiro é Santo André, com imagem do Séc. XVII, e existem ainda imagens de Stª Luzia, S. Sebastião, N. S. Da Penha de França e N. S. de Fátima, as duas primeiras também do Séc. XVII.
Há uma torre pegada à Capela, 4 Alminhas, 1 Cruzeiro e 1 Cemitério, construído em 1944. Tem actualmente 2 museus.


Covões
A pequena Capela de Covões, situada fora da povoação, no outeiro, tem como padroeira N. S. de Fátima, celebrada em 25 de Agosto. Há 2 Alminhas.
Casa-Museu da Liga de Melhoramentos de Carvalho - É no edifício da antiga Escola que actualmente se situa a Casa Museu da Liga de Melhoramentos de Carvalho, inaugurada a 27 de Agosto de 1994. Neste Museu encontramos peças do quotidiano e instrumentos de trabalho de antigamente.


Lobatos/Lobatinhos
Estas duas povoações possuem uma Capela airosa, em local desafogado, com vitral em rosácea. A padroeira é Santa Ana, celebrada no 2º Domingo de Agosto. Existem umas Alminhas em Lobatos e 2 em Lobatinhos.


Lomba do Barco
A Capela de Lomba do Barco situa-se numa pequena plataforma, à entrada da povoação, e foi construída em 1945, por iniciativa dos irmãos Violante e Vitorino Rodrigues Mendes, com o apoio de toda a população.
A padroeira é N. S. do Resgate, celebrada no 3º Sábado de Agosto.


Moninho
A Capela de Moninho, poligonal, tem como orago S. Romão, festejado em 9 de Agosto.


Moradias
Na Capela da pequena povoação de Moradias, adora-se N. S. da Boa viagem.


Pescansecos
Estas três povoações possuem uma airosa e bem situada Capela, em Pescanseco do Meio, que tem como padroeiro S. Bartolomeu, celebrado em 24 de Agosto.
No interior, com lambrim de azulejos, encontram-se dois retábulos, representando cenas místicas.

Póvoa
A Capela da Póvoa é muito antiga, tendo mais de 300 anos. Foi mandada construir por Afonso Loureiro, de Pampilhosa, a cuja benemerência se devem outros templos das redondezas.A antiguidade do templo é comprovada por um velho livro encontrado no seu interior, datado de 1698, e com o seguinte título:
"BAUTISTÉRIO E CERIMONIAL DOS SACRAMENTOS DA SANCTA MADRE IGREJA ROMANA, EMENDADO E ACRESCENTADO EM MUITAS COUSAS NESTA ULTIMA IMPREFFAM, CONFORME O CATHECISMO & RITUAL ROMANO, EM COIMBRA NA OFICINA DE JOAN ANTUNES"
É um templo pequeno, como pequena era a povoação, e tem sofrido obras de beneficiação por várias vezes, as últimas das quais em 1989, a expensas dos Povenses.
A Padroeira é Santa Eufêmia, celebrada em Agosto, havendo ainda imagens de N. S. de Fátima e Stº António
Existem na Póvoa 2 Alminhas.


Signo Samo
Signo Samo construiu a sua Capela, no cimo da povoação, junto da estrada que liga a Pampilhosa a Sobral Magro, com adro muito espaçoso.
A Padroeira é N. S. da Conceição, festejada no 3º Domingo de Agosto.
Existem umas Alminhas.


Sobral de Baixo
Na Capela de Sobral de Baixo, reconstruída e ampliada, adora-se N. S. da Nazaré, celebrada no 1º Sábado de Agosto.


Sobral de Cima
Na Capelinha de Sobral de Cima, com um telheiro sobre a porta e uma pequena torre sineira, ocupa o trono o Senhor da Serra, cuja celebração tem lugar no 2º Domingo de Agosto.


Sobral Magro
A Capela de Sobral Magro situa-se à entrada do povoado, numa pequena elevação, com escadório, tendo uma certa imponência.
A padroeira é N. S. da Salvação, celebrada no 3º Domingo de Agosto.


Sobral Valado
Sobral Valado possui o mais imponente templo do Concelho, a seguir às Igrejas Matrizes das sedes de freguesia.Esta "Igreja" situa-se à entrada da povoação, fazendo-se o acesso por escada dupla, à esquerda da qual se ergue o Busto do Padre José Vicente, filho ilustre da Terra.
O Padroeiro é S. Lourenço, celebrado em 10 de Agosto. Há umas Alminhas e 1 Cruzeiro.

Soeirinho
Soeirinho possui uma Capela antiga, encravada no meio das casas, que terá sido construída, por volta de 1800, pela Família dos Cardosos, outrora muito influente na localidade e na região.
Foi restaurada em data recente, e tem por padroeiro S. João, que é celebrado em 24 de Junho. Existem imagens de S. Romão, S. Sebastião, N. S. da Conceição, N. S. de Fátima e Sº Coração de Jesus
Existem umas Alminhas, à entrada da povoação.


Vale de Carvalho
Apesar de esta povoação se encontrar semi deserta, os naturais de Vale de Carvalho continuam a olhar pela sua Capela, a qual foi submetido a obras de conservação recentemente.
O padroeiro é S. Pedro, celebrado em 29 de Junho.


Vale Serrão
Vale Serrão presta culto a N. S. das Preces, com celebração em 8 de Setembro.
Tem 3 Alminhas e Cemitério.

Casal do Papão
Casal do Papão, aldeia inserida no sopé da serra da Toita a norte das aldeias de Pescansecos 

 

 

Estatísticas

Acessos a Artigos
512120

Online

Temos 51 visitantes e 0 membros em linha