Aspecto Geral da Vila Sede de Freguesia

Pavilhão Multiusos "Monsenhor Nunes Pereira"

Pampilhosa da Serra é uma freguesia portuguesa do concelho com o mesmo nome, com 100,23 km² de área e 1 514 habitantes (2001). Densidade: 15,1 hab/km².

A partir da década de 30 do século XX, Pampilhosa passou a designar-se Pampilhosa da Serra para evitar confusões com a outra localidade do mesmo nome, perto de Coimbra, que entretanto começava a
 desenvolver-se.

A freguesia da Pampilhosa da Serra inclui a vila, que é atravessada pelo rio Unhais, próximo do qual se erguem os novos Paços do Concelho, construídos durante a década de 70. A vila possui aeródromo, campo de futebol, centro de saúde, correios, escolas, farmácia, filarmónica, helioporto, duas instituições bancárias, palácio da justiça, posto da G.N.R., quartel de bombeiros, mercado municipal, museu, pavilhão gimnodesportivo, piscinas cobertas, posto de turismo, residência paroquial e Santa Casa da Misericórdia.

Uma das imagens de Marca da freguesia; Paisagens de Sonho

Vista Parcial

A vila, misto de grande aldeia, e pequena cidade, Pampilhosa da Serra é hoje uma sede de Concelho rumando ao encontro do futuro. Com modernas instalações municipais, e um pequeno museu, pode hoje receber os visitantes na sua residencial, e para a noite nem um pequeno local de lazer falta.
A capela da Misericórdia, com a sua fachada bem conservada é um símbolo a não esquecer nesta vila da Beira Serra

Vila, foto: José Cortez

Acessos a Artigos